quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Um pouco da história do Buscapé
O Buscapé foi criado por quatro universitários em 1999. Três deles - Romero Rodrigues, Rodrigo Borges e Ronaldo Takahashi - estudavam engenharia na Escola Politécnica da USP e o outro - Mario Letelier - administração na Fundação Getúlio Vargas. "Nossos nomes começam com Ro porque estudávamos na mesma classe e a Poli dividia as turmas em ordem alfabética", explica Rodrigues, 31 anos, presidente da empresa.
A ideia surgiu depois de os estudantes analisarem os negócios existentes na Internet na época. O comércio eletrônico crescia, mas eles viram que era muito difícil saber onde estavam os melhores preços. O dinheiro para criar a empresa veio do estágio que faziam na universidade. "Cada um colocava R$ 50, R$ 100 por mês para pagar a hospedagem e a conta de um telefone celular", diz Rodrigues. "Em um ano e meio, investimos uns R$ 3 mil."
Os primeiros investidores do Buscapé foram a Merrill Lynch, o Unibanco e a Brazil Warrant, holding da família Moreira Salles. Em 2005, esses investidores venderam suas participações para o fundo Great Hill.
Romero conta que o momento mais difícil da empresa foi em 2001, depois do estouro da bolha da Internet. "Estávamos cumprindo o plano de negócios, que previa que alcançaríamos o ponto de equilíbrio em 2002, mas os investidores nos fizeram antecipar em um ano."
Outro momento difícil foi no início da empresa. Eles começaram com 35 grandes varejistas listados. "Tínhamos acabado de comprar um celular, que naquela época era uma coisa cara, e me ligaram." O diretor de uma rede varejista não gostou de ter seus preços comparados com os de outras lojas e ameaçou processar o Buscapé. "Argumentamos que o que estávamos fazendo era legal e não tiramos os preços dele do ar", lembra. "Depois disso, esse diretor não atendeu mais as nossas ligações." Dois anos depois, o Buscapé começou a cobrar das empresas que entram no site. "Eu tentava ligar para esse diretor e ele continuava a não atender. Aí resolvemos tirar os preços deles do site. Recebi uma ligação e era ele, ameaçando nos processar se não colocássemos os preços de volta."
Fonte: O Estado de São Paulo
Agora, depois de muita história e trabalho, o Buscapé acaba de ser adquirido pelo grupo sul-africano Naspers por 342 milhões de dólares, é o líder em audiência no segmento brasileiro de serviços de comparação de preços pela internet.
Segundo dados do Ibope Nielsen Online obtidos pelo IDG Now!, o Buscapé registrou 9,2 milhões visitantes únicos no mês de agosto, somando-se as audiências domiciliares e de ambientes de trabalho.
A mesma pesquisa aponta em segundo lugar o UOL Shopping, com 4,8 milhões, e, em terceiro, o Bondfaro (4,7 milhões) - este site foi adquirido pelo Buscapé em maio de 2006.
Na quarta posição está o Zura, com 2,3 milhões de visitantes únicos em agosto.
O Buscapé vendeu nesta terça-feira (29/9) 91% de suas ações para o conglomerado de mídia sul-africano Naspers Limited por 342 milhões de dólares, transação que eleva o valor de mercado do serviço brasileiro comandado por Romero Rodrigues para 375,8 milhões de dólares.
Segundo o acordo, os responsáveis pelo Buscapé permanecerão no negócio com rendimentos estáveis pelos próximos cinco anos. De acordo com o diretor de internet da Naspers, Antonie Roux, o Buscapé dará ao grupo "um negócio de rápido crescimento alinhado com nosso foco em comércio eletrônico".
O Buscapé funcionará como a porta de entrada da Naspers no setor de comércio eletrônico da América Latina, mercado na qual o conglomerado tem "interesse particular".
Fonte: Reuters
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