terça-feira, 29 de setembro de 2009

Sistema operacional Moblin, para media phones e netbooks, chega à versão 2.0

Moblin

O “Linux para netbooks” virá pré-instalado em máquinas da Dell.

A equipe de desenvolvimento do projeto Moblin, uma distribuição Linux otimizada para netbooks, originalmente criada pela Intel e atualmente controlada pela Linux Foundation, anunciou durante o Intel Developers Forum ( IDF ) 2009 o lançamento do Moblin 2.0.


Além de estar disponível para download gratuito ( moblin.org/downloads ), uma versão do sistema baseada no Ubuntu (Ubuntu Moblin Remix tinyurl.com/yawnzhr ) também será pré-instalado em um modelo do netbook Mini 10v, da Dell, voltado aos desenvolvedores.

Também foram anunciados um preview do Moblin Garage ( garage.moblin.org ) e Moblin Application Installer, uma espécie de “catálogo de aplicativos” que facilita a instalação de software em máquinas equipadas com o Moblin, e um “preview comunitário” do Moblin 2.1, a próxima versão do sistema. Além de netbooks e nettops, esta versão também será usada em sistemas de informação e entretenimento em veículos ( IVI ), MIDs (Mobile Internet Devices) e Media Phones.

Dentre os recursos previstos para o Moblin 2.1 estão o suporte a conexões Bluetooth e 3G, mais resoluções de vídeo, múltiplos idiomas e o Moblin Garage e Moblin Application Installer pré-instalados. A previsão de lançamento da versão para netbooks e nettops é para o fim deste ano, com a versão para MID , IVI e media phones ainda a definir.

Mais informações sobre o projeto Moblin e suas variantes estão disponíveis no site oficial, em www.moblin.org .

www.geek.com.br
Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário:

Postar um comentário