quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Roubo de senhas teve alta de 400% em 2008
O número de programas criados para facilitar o roubo de senhas cresceu 400% só em 2008, segundo dados publicados em uma pesquisa da McAfee.
Segundo o estudo, na época, o número de malware espalhados pela rede chegou a quase 400 mil. Atualmente, mais de seis mil novas ameaças do gênero aparecem por dia na internet com o intuito de se apoderar de dados pessoais dos usuários.
“Com transações de compras e bancárias ocorrendo principalmente de forma on-line nos dias de hoje, o roubo de senhas tornou-se um crime virtual comum. Independente de qual seja o vetor de ataque, em muitos casos algum tipo de malware para roubo de senhas chega até os computadores das vítimas”, aponta o documento.
O crescimento desse tipo de crime está ligado à evolução das técnicas utilizadas para a apropriação indevida de dados. Por exemplo, os criminosos observam cada movimento dos internautas com novos programas que tiram fotos da tela quando são digitadas senhas, ou que identificam e capturam informações de logins ocultos (sites onde as senhas aparecem como “******”).
Outra tática muito utilizada é a falsificação de websites confiáveis, criando pop-ups falsos para solicitar informações pessoais. Em muitos casos, o usuário chega ao site vindo de um link espalhado por spam ou worms em redes sociais.
Uma vez de posse desses dados, é possível recolher informações pessoais como senhas de bancos e número de cartões de crédito dos usuários, além de utilizar seus sistemas para espalhar mais pragas virtuais. O relatório também mostra que senhas de jogos online, como o popular World of Warcraft, da produtora Blizzard, são as mais almejadas da rede.
Info
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário