quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Intel lança 3 chips para notebook baseados na arquitetura Nehalem
A Intel revelou na quarta-feira (23/9) sua linha de processadores mais rápidos para laptops, preparando também o mercado para o lançamento da sua próxima geração de chips para notebooks.
Os novos chips Core i7, apresentados durante o evento Intel Developer Forum (IDF), nos Estados Unidos, são os primeiros da Intel baseados na microarquitetura Nehalem e incluem melhorias em relação aos processadores Core 2. Os chips de quatro núcleos são voltados a estações de trabalho móveis e laptops para games.
Os processadores são capazes de desligar núcleos ociosos e direcionar o poder de processamento extra para ativar outros núcleos. A tecnologia, chamada Turbo Boost, aumenta a velocidade do processador para até 3,33 GHz dependendo da energia consumida pelo laptop.
Fabricantes como Dell, HP, Toshiba e Asustek Computer começaram a vender laptops com os novos chips simultaneamente ao anúncio. A empresa apresentou três processadores da linha Core i7 - o i7-920XM tem velocidade máxima de 2,0 GHz, enquanto o i7-820QM roda a 1,73 GHz e o i7-720QM, a 1,6 GHz.
Os processadores são feitos a partir do processo de fabricação de 45 nanômetros. Em lotes de mil unidades, os chips custarão 1.054 dólares, 546 dólares e 364 dólares, respectivamente.
O lançamento dos chips também prepara o mercado para a introdução da próxima geração de dispositivos mais rápidos e com melhor consumo de energia, também baseados na Nehalem.
"Traremos a tecnologia (Nehalem) para as massas no próximo ano", afirmou o vice-presidente e gerente geral do grupo de arquitetura da Intel, David Perlmutter. A empresa começará a fazer chips usando o processo de 32 nanômetros no quarto trimestre. A Intel afirma que chips feitos com o processo consomem até 30 vezes menos energia que os produzidos pelo processo de 45 nanômetros.
O primeiro chip de 32 nanômetros para laptops mais caros atende pelo codinome de Arrandale e será composto por um pacote com dois processadores integrados a chips gráficos, que ajudarão a melhorar o desempenho gráfico do PC sem consumir mais energia.
IDG
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário