sábado, 28 de agosto de 2010

Cientistas criam água em pó

Clique para ampliarCientistas da Universidade de Liverpool criaram a água em pó, uma substância semelhante ao açúcar que pode revolucionar a forma como são utilizados os produtos químicos.

Cada partícula de água em pó contém uma gotícula de água, rodeada por uma camada de areia de sílica.

Os cientistas acreditam que a água em pó pode ser usada para combater o aquecimento global absorvendo o dióxido de carbono. Testes comprovaram que a água em pó absorve até três vezes mais dióxido de carbono do que a água comum.

A água em pó também pode ser útil para o armazenamento de metano, ampliando a fonte de energia do gás natural.

Outra aplicação útil para a água em pó é no papel de catalisador para acelerar a reação entre o hidrogênio e o ácido maléico, produzindo o ácido succínico, uma matéria-prima muito utilizada na fabricação de remédios, ingredientes alimentares e materiais de consumo em geral.

Geralmente o hidrogênio e o ácido maleico são manipulados em conjunto para se produzir o ácido succínico. Porém, isso não é necessário quando se utiliza a água seca, fato que elimina a necessidade de agitar as reações, o que torna o processo mais ecológico, proporcionando uma economia considerável de energia elétrica.

Related Posts with Thumbnails

3 comentários:

  1. O gente nerd viu...quando eu achava que não faltava mais nada me aparece essa...água em pó. O.o

    ResponderExcluir
  2. Uau! água em pó!
    Para beber basta adicionar...água!
    ¬¬

    ResponderExcluir