sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Malware Gumblar ataca novamente

Pesquisadores da ScanSafe detectaram nova atividade relacionada ao Gumblar, um malware "multifuncional" que se espalha atacando PCs que visitam páginas da Web comprometidas.









O Gumblar pode roubar login e senhas de FTPs e também pode "sequestrar" resultados de busca no Google, substituindo os resultados legítimos por links para sites maliciosos.

Quando o Gumblar foi descoberto em março, ele recebia instruções de um servidor no domínio gumblar.cn. Este domínio foi tirado do ar na época, mas acabou sendo reativado nas últimas 24 horas, de acordo com informações de Mary Landesman, da ScanSafe.

Os sites infectados pelo Gumblar contém um iframe, que é usado como uma forma para levar conteúdo de um site para outro. Os criadores do malware geralmente deixam estes iframes "invisíveis".

Quando a vítima visita o site, o iframe invisível lançará uma série de exploits hospedados em um computador remoto para tentar comprometer o PC do usuário.

O Gumblar então verifica se o PC da vítima está executando versões desatualizadas do Adobe Reader e Adobe Acrobat. Se a versão executada estiver desatualizada, o PC será comprometido através de um ataque drive-by.



Baboo
Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário:

Postar um comentário