Acaba de ser lançado nos Estados Unidos o Intel Reader, um leitor capaz de fotografar livros, jornais e qualquer outro material impresso e depois ler o material ao usuário.
O Intel Reader foi criado para ajudar pessoas com deficiência visual ou dislexia, dando a liberdade de ler material impresso que seria inacessível de outra maneira, de acordo com o diretor de tecnologia da Intel Ben Foss, idealizador do aparelho: “É feito para dar independência e acesso à leitura.”
Para usá-lo basta segurar o equipamento próximo à página que deseja ler, ele tira uma foto da página e converte em texto, com a opção de alteração de tamanho da fonte e volume de voz.
“Estamos empolgados com isso e achamos que ele pode realmente fazer a diferença para milhões de pessoas”, disse o executivo da National Center for Learning Disabilities, James Wendorf, durante uma coletiva realizada na última segunda-feira (9/11), nos Estados Unidos.
O Intel Reader possui um Processador Intel Atom, 2GB de armazenamento, uma câmera de 5.0 megapixels, suporte a MP3, WAV, além de formatos de texto, e pode tocar arquivos de som em diversas velocidades. A bateria tem duração de até quatro horas.
O aparelho custa US$ 1.500 (pouco mais de R$ 2.570) se tornando uma alternativa mais barata em relação aos leitores Braille que custam entre 7 mil dólares e 10 mil dólares.
A companhia lançará o produto no Reino Unido nos próximos dias e planeja distribuí-lo em outros países no futuro, segundo Foss.
Nenhum comentário:
Postar um comentário