terça-feira, 15 de setembro de 2009

Campanha eleitoral na web é apoiada pelo Presidente

Presidente Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que é impossível controlar o uso da internet em campanhas eleitorais, como prevê projeto que tramita no Congresso.



"É impossível controlar a internet. A internet fugiu ao controle do seu criador; é algo que teremos que discutir muito. O importante é que a gente tenha o seguinte cuidado: precisa normatizar sem proibir a liberdade", disse Lula em entrevista a rádios de Roraima.

Lula disse que a internet ajuda o eleitor a conhecer os candidatos.

"A eleição não pode ser uma coisa que cause tanto medo às pessoas que queiram proibir. Brigamos a vida inteira por liberdade política, de expressão, de comunicação e começam a trancar isso", afirmou, "Acho que tem de ser livre mesmo, porque é importante as pessoas saberem quem é o candidato".

O texto básico da reforma eleitoral foi aprovado pelo Senado na semana passada e os itens mais polêmicos, com as restrições para o uso da internet pelos candidatos nas campanhas, ficaram para esta semana.

Uma emenda do senador Aloizio Mercadante (PT-SP) elimina as restrições à rede mundial de computadores nas eleições.

O projeto em discussão não permite que veículos de comunicação ou provedores de acesso façam propaganda ou deem tratamento privilegiado a candidatos, partidos políticos ou coligações.

A proposta tenta também regulamentar a atuação de blogs e redes sociais, vetando o anonimato e assegurando o direito de resposta.

Há ainda um ponto combatido por partidos menores: a emenda que não garante a participação em debates de siglas ou coligações com menos de dez deputados federais. As novas regras devem vigorar nas eleições de 2010.



Reuters
Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário:

Postar um comentário